Aos novos alunos...


ISAVE abriu portas

A manhã de segunda-feira, dia 19 de Setembro, ficou marcada pela cerimónia de boas-vindas aos novos alunos do ISAVE – Instituto de Saúde do Alto Ave, localizado em Geraz do Minho. Jónatas Pego, presidente daquela unidade de ensino, recebeu os novos alunos que integram, a partir deste momento, a família ISAVE. O momento contou, ainda, com a presença de elementos do Conselho Pedagógico, Conselho Técnico-científico e do corpo docente.
“O ISAVE são pessoas, o ISAVE é uma família. Vocês, a partir de hoje, fazem parte dessa família”, destacou Jónatas Pego, dirigindo-se aos novos alunos. O presidente do ISAVE apontou que aquela “família” é uma família digna, trabalhadora, honesta a autoconfiante.
“O ISAVE tem muito valor. Vocês têm muito valor. Que-remos que vocês sintam esse valor”, elucidou o presidente do ISAVE.
Na conversa com os jovens alunos, Jónatas Pego aconselhou os novos elementos da família ISAVE a “manter os olhos no alvo, na razão pela qual decidiram estudar saúde. O alvo de ajudar alguém, de contribuir para a saúde de alguém”.
“O nosso papel não é subir por vocês, não é puxar-vos, não é empurrar-vos, é acompanhar-vos na vossa subida. Queremos que, quando chegarem lá acima sintam: fui eu que fiz. Que sintam que o rito é vosso. Essa autoconfiança é essencial para poderem ser bons profissionais”, destacou ainda o presidente do ISAVE. Depois da recepção, os novos alunos partiram à descoberta do ISAVE, acompanhados pelos respectivos directores de curso. Para o início de Outubro, está agendado o início formal do ano lectivo.

Número de alunos preocupa instituições privadas

“O número de alunos que ingressou é superior àquele que tínhamos projectado para este ano, a nível de análise financeira. O número de alunos nas instituições privadas é uma preocupação em todas as instituições de ensino privadas e deriva de uma política que é nacional, de aposta, dos anteriores governos em particular, na exclusividade do ensino superior público”, revelou Jónatas Pego, à margem da recepção aos novos alunos. A conjectura economia do país, que afecta as famílias e a política governamental para o ensino superior foram dois dos factores destacados pelo responsável do ISAVE. De acordo com o presidente da instituição, “esses dois factores influenciam mais do que outro qualquer factor interno e são incógnitas”. A unidade e estabilidade, consolidada ao longo dos últimos 6 meses, entre o corpo docente e não docente do ISAVE foi também vincada por Jónatas Pego.
“As dificuldades pelas quais o ISAVE passou tiveram essa mais-valia, serviram para aproximar as pessoas”, disse ainda aquele responsável.